A brincadeira é a melhor maneira de a criança aprender diversos conceitos que vão acompanhá-la para o resto da vida. E nada melhor do que a companhia dos pais para estimular esse aprendizado. Essa é uma ótima maneira de se comunicar com a criança e ajudar no seu desenvolvimento e educação.

O envolvimento dos pais na brincadeira contribui para uma relação de companheirismo, amizade e respeito com o filho. Através do brincar os pais podem observar, participar e conhecer melhor a criança. Esse momento é importante especialmente nos dias de hoje, quando os pais têm poucas oportunidades de participar ativamente da vida deles.

Essa é também uma maneira que os pais têm para transmitir suas vocações e aptidões para os filhos. Se os pais têm interesse por música, por exemplo, através de brincadeiras com canções e instrumentos musicais, eles podem descobrir esse talento na criança.

O ideal é propor brincadeiras diferentes a cada dia para estimular aptidões diversas nos pequenos. Invente jogos que usem imaginação, concentração, expressão corporal, habilidades físicas, cálculos, estratégia, memorização, sorte, jogo de palavras.

Os pais, ao brincarem com os filhos, devem fazer com que as crianças respeitem e aceitem as condições propostas. Aquela história de deixar a criança ganhar sempre para não causar frustrações é um grande erro. É brincando que eles vão aprender que na vida às vezes a gente ganha, às vezes a gente perde.

Outra dica é que os pais mostrem entusiasmo e se envolvam realmente na brincadeira, para que a criança se sinta estimulada e atraída pelo exemplo do adulto. É observando que os pais vão percebendo o interesse do filho e saberão a hora certa de propor novas ideias. Para que surja o interesse, os pais devem brincar no nível da criança e, aos poucos, introduzir novos conceitos, de nível mais elevado.

Agora, sente no chão com o seu filho, use a imaginação, e aproveite esse momento de diversão para ensinar e aprender muito com o seu filhote!

Fonte

Sem comentários

Envie uma resposta